O médico cardiologista tem a função de cuidar da saúde do coração, sendo capaz de identificar alterações no sistema cardiovascular e qualquer alteração que possa surgir relacionada aos batimentos cardíacos e fluxo sanguíneo, por exemplo.
E assim, indicar o tratamento mais adequado, sendo principalmente indicada a consulta quando a pessoa apresenta sintomas como dor no peito ou cansaço, excessivo por exemplo, especialmente se a pessoa for fumante, sedentária e/ ou obesa.
O cardiologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de algumas condições, sendo as principais: Arritmia; Insuficiência cardíaca; Infarto; Pressão alta ou baixa; Alterações congênitas no coração; Valvulopatias; Endocardite e Miocardite.
A consulta com o médico deve acontecer anualmente para homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 que não apresentam histórico de problemas no coração. No entanto, no caso de histórico familiar de doenças cardíacas, é possível que o profissional indique que as consultas anuais tenham início aos 30, no caso dos homens, e aos 40, no caso das mulheres.
Fique por dentro de todas
nossas novidades.