Recentemente enfermeiros e técnicos em enfermagem, das unidades Materno-infantil e Pediátrica do Hospital Ivan Goulart participaram de um treinamento sobre cuidados de enfermagem com recém-nascidos prematuro, ministrado por enfermeiras da UTI Neonatal de Alegrete, que objetivou ampliar conhecimentos técnicos a respeito de cuidados de enfermagem com dispositivos invasivos utilizados em recém-nascidos prematuros, tais como: CPAP nasal, sonda orogástrica, acesso venoso periférico e tubo orotraqueal.
CPAP nasal é a primeira escolha para suporte ventilatório em recém-nascido com insuficiência respiratória moderada. Nesses momentos críticos, é fundamental que a equipe de enfermagem esteja apta a manejar estes dispositivos, de forma segura e eficiente, o que garante uma ventilação adequada dos pulmões e minimiza possíveis danos.
O atendimento aos recém-nascidos prematuros requer habilidades e conhecimentos específicos, devido à sua condição frágil e ao risco aumentado de complicações de saúde. A equipe de enfermagem do HIG reconhece a importância de estar bem preparado para garantir o cuidado adequado e seguro para o setor.
Imagens: Arquivo pessoal.